Ano passado, contei para vocês como é ter uma vida iLifeStyle, as vantagens e possibilidades de criar um empreendimento digital e viver exclusivamente de Internet. Nesse documentário eu conheci de perto a história de Jonathan Taioba, alguém cujo trabalho eu admirava, mas passei a admirar ainda mais depois que soube pelo que ele passou.
Ele começou sua carreira na web em meados de 2007, mas só dois anos depois resolveu se dedicar totalmente aos negócios online. Antes de se dar bem trabalhando de casa (ou de onde ele quiser, desde que tenha Internet) Jonathan ganhava R$ 700 por mês e trabalhava 8h por dia. Quando chegava em casa, após um longo e cansativo dia de trabalho, ele não tinha fôlego para se dedicar a mais nada. Até que um dia, quando menos esperava, ele foi demitido. Com pouco mais de R$ 2.000 no bolso, ele viveu durante três meses e buscou opções para se sustentar.
No processo de encontrar uma fonte de renda, ele acabou tentando ganhar dinheiro com um blog. E logo descobriu que não era simples. Se você tem um blog, provavelmente já passou ou está passando por isso…
Era uma vez um blog…
A história é mais ou menos assim: você começa um pequeno blog, tentando gastar o mínimo possível. Produz conteúdo, divulga para os amigos e começam as primeiras visitas. Você otimiza o SEO do site, atua nas redes sociais e o número de visitantes cresce. Você começa a ficar famoso, tem vários visitantes do Brasil todo entrando em contato com você, dando sugestões, críticas e elogios.
Alguns desses comentários falam do design do site, que deixa um pouco a desejar. Você pensa a respeito, resolve investir um pouco no visual do blog e acaba gastando alguma grana, mesmo sem retorno ainda. As visitas aumentam, você se empolga e continua o trabalho. As visitas continuam aumentando, seu servidor de hospedagem não suporta e vez ou outra o site sai do ar. Daí você resolve mudar de plano de hospedagem e seus custos aumentam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário