Existem dois tipos de jaborandi. O primeiro é conhecido como Ruão e é considerado falso. Já o verdadeiro tem o nome científico de Pilocarpus Microphyllu. Vamos falar sobre esse último, do qual podemos utilizar as folhas e raízes.
Pilocarpus Microphyllu é encontrado no norte e nordeste do Brasil, nos estados do Maranhão, Paraíba, Amazônia e Piauí, e no país vizinho, o Paraguai.
O jaborandi verdadeiro é indicado para prevenir glaucoma e tem ação anti-inflamatória, diaforética, diurética, emético, febrífuga, promotora de salivação e sudorífica. Ele também é expectorante e antisséptico. Suas propriedades também facilitam o fluxo das secreções respiratórias em caso de doenças crônicas.Rico em pilocarpidina, essa planta é uma poderosa aliada na saúde e vitalidade dos cabelos, pois a substância estimula o crescimento dos fios e evita a queda, ao mesmo tempo em que proporciona brilho e volume.
Esse mesmo componente pode atuar ainda na redução do colesterol ruim e alguns índios o utilizam como antídoto em casos de envenenamento. Isso acontece graças a sua ação diurética e sudorípara, que pode eliminar rapidamente o veneno.
Crianças podem tomar chá de jaborandi verdadeiro?
O chá de jaborandi verdadeiro pode ser tomado para combater a tosse e bronquite, sem broncoespasmo, o edema em casos de associação com a glomerulonefrite ou em casos onde há retenção de água e eletrólitos em crianças.
Crianças de 2 a 5 anos podem ingerir 2ml até três vezes ao dia durante as refeições. Aquelas entre 5 e 8 anos podem tomar 3ml também três vezes ao dia durante as refeições. Já as entre 8 e 12 anos podem beber 4ml três vezes ao dia nos mesmo horários que os anteriores.
Como qualquer outro chá, ele só deve ser ingerido por crianças depois de consultado um pediatra e sempre após o segundo ano de vida
Nenhum comentário:
Postar um comentário