Pesquisadores da Universidade de Harvard e do Hospital Boston Children's desenvolveram um robô que se encaixa em torno do coração para ajudá-lo a bater. A invenção pode abrir novas opções de tratamento para pessoas que sofrem de insuficiência cardíaca, condição que afeta cerca de 41 milhões de pessoas em todo o mundo.
O novo dispositivo se movimenta em sincronia com o coração batendo, aumentando as funções cardiovasculares enfraquecidas pela falha do órgão. Diferentemente dos dispositivos que estão disponíveis atualmente, o robô não entra em contato direto com o sangue evitando o risco de coagulação e eliminando a necessidade de medicamentos de auxílio.Os cientistas acreditam que, no futuro, o robô pode ajudar na reabilitação cardíaca e recuperação de pacientes transplantados.
O aparelho é feito com silicone e tem mecanismos movidos por uma bomba de ar para ajudar na movimentação.
De acordo com o estudo, publicado na revista Science Translational Medicine, o dispositivo pode se adaptar à necessidade do paciente. Caso a fraqueza do coração esteja do lado esquerdo, por exemplo, o mecanismo pode ser ajustado para atuar melhor deste lado. A pressão do aparelho pode aumentar ou diminuir de acordo com a evolução do órgão.
Os cientistas ressaltam que é necessário realizar mais pesquisas antes que o mecanismo possa ser implantado em seres humanos. Por enquanto, ele só foi testado em porcos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário